Conheça as propostas de Bete Siraque para o Meio Ambiente

Recorde de calor em pleno inverno. Falta de chuva. Tempo seco. Áreas de preservação em risco constante. Focos de incêncio. Uma das piores qualidades do ar do planeta. Tanto a cidade de São Paulo quanto a Região Metropolitana vivem uma de suas piores crises climáticas da história. Por isso, é preciso eleger representantes comprometidos com o Meio Ambiente. 

O tema, claro, está entre as prioridades de Bete Siraque, caso seja eleita prefeita de Santo André nas Eleições que se aproximam. Em seu plano de governo, todas as propostas para o Meio Ambiente foram elaboradas por especialistas e poderão ser colocadas em prática assim logo no início de uma possível gestão. 

A seguir, confira as propostas de Bete Siraque para o Meio Ambiente:

  1. Tornar Santo André uma cidade saudável, protegendo a população no enfrentamento às catástrofes ambientais, realizando ações preventivas, educativas e de percepção dos riscos urbanos e ambientais, preparando a cidade para os efeitos extremos das mudanças climáticas, promovendo ações preventivas e educativas para situações emergenciais, como grandes enchentes, inundações, deslizamentos, seca, escassez hídrica e ondas de calor.

 

  1. Proteger as populações mais vulneráveis que estão em áreas de risco, realocando-as para moradias em locais mais seguros.

 

  1. Ampliar as ações dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) para atuar em regiões com alto risco ambiental iminente, especialmente nas áreas com altos índices de poluição do ar, como o polo petroquímico.

 

  1. Implementar o Bolsa Trabalho Verde, um benefício para jovens e adultos, com prioridade para moradores da periferia e mananciais, incentivando o trabalho voltado às potencialidades ambientais da cidade, com qualificação técnica realizada por meio de parcerias com universidades e outras instituições públicas e privadas.

 

  1. Fortalecer o Programa VIGIAR (Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar), que identifica e prioriza áreas onde atividades econômicas ou sociais podem expor a população a poluentes do ar, com o objetivo principal de proteger a saúde das pessoas expostas a esses poluentes.

 

  1. Renegociar os contratos das concessões de transporte público para a renovação da frota de veículos movidos a energia limpa, como biocombustível e energia elétrica.

 

  1. Aumentar os postos avançados de inspeção obrigatória de carros e caminhões para reduzir a emissão de poluentes do ar.

 

  1. Retomar a Cidade Botânica, reflorestando a cidade com espécies do bioma da Mata Atlântica, cuidando da fauna e da flora e recriando espaços de miniflorestas com sistemas de drenagem natural a partir do incentivo de mutirões realização das ações.

 

  1. Reflorestar as grandes avenidas e ruas, áreas sem vegetação, e enriquecer a vegetação das praças públicas, implantando parques lineares e corredores verdes, incluindo jardins de chuva, permeabilidade do solo e arborização adequada para aumentar a resiliência ambiental.

 

  1. Defender o aumento e o repasse do ICMS ecológico para a cidade, que tem aproximadamente 55% do território como Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais.

 

  1. Implantar, em alguns trechos, a descanalização de córregos, transformando-os em parques ou praças urbanas com paisagismo para melhorar a qualidade das águas urbanas.

 

  1. Realizar ações de fiscalização e monitoramento da qualidade da água.

 

  1. Implantar Centros de Educação Ambiental Integral descentralizados, que envolvam coleta seletiva de resíduos volumosos, compostagem, educação ambiental, hortas urbanas agroecológicas, operacionalização do Programa Moeda Verde, usina de papel e cursos para melhorar a qualidade da separação de resíduos, promovendo a inclusão social de grupos vulneráveis.

  2. Criar o programa de cesta básica da construção sustentável para o planejamento habitacional da cidade.

 

  1. Inovar no tratamento e reciclagem dos resíduos da construção e demolição, enfrentando com mais rigor e orientação os pontos de descarte irregular.

 

VEJA MAIS